segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ecomães, ecofilhos...

A transmissão no amor pela “mãe Terra” é um dos genes mais preciosos para a nova geração. Cultive esta idéia em sua casa também... “É preciso ter cabeça de mãe para compreender que estamos abusando demais da mãe de todos, a “Mãe Terra”!

Aproveite naqueles finais de semana de outono e de inverno, no litoral, com sua família, bem intimista... O kit básico de atitudes ecologicamente corretas já é conhecido: reduzir, separar e reciclar lixo; evitar qualquer tipo de desperdício, diminuir o uso do automóvel em prol das caminhadas, preferir alimentos sem agrotóxicos.

Para uma prole saudável, as mães redobram o cuidado com a alimentação. Que tal cultivar uma horta, em casa e na casa da praia? Enquanto a horta não estiver pronta, a solução é comprar orgânicos. As refeições em família fazem parte da etiqueta ecológica das mães, para quem o respeito à natureza inclui o convívio familiar.

Para poupar energia, o uso da internet e da televisão é controlado para as crianças. Mas os pequenos não reclamam, afinal adoram uma caminhada no calçadão, brincar com seu cachorro no quintal, promover acampamentos e piqueniques com os amiguinhos nas dunas.... Eles podem, inclusive, se esbaldar rolando na areia.

No litoral, o contato com a natureza, parece que fica mais explícito. Apreciar o mar, caminhar na areia, visitar a lagoa...tudo muito simples...tudo muito especial...



2 comentários:

  1. Parabéns pela idéia! Faço votos que não caia na hipocrisia, por que a realidade é muito dura, vou na praia praticamente todos os dias e existe muita insegurança, muitos "zumbis" (viciados em crack), já fui assaltada em novembro ao lado do Hotel Araçá em plena tarde de sol, perdi mina câmera fotográfica nesse assalto! O lixo é imenso nas areias! Quer dizer, de nada adianta um alarde enorme se não educarem as pessoas e não trouxerem segurança, aí será apenas propaganga enganosa! Um exemplo que sempre falo é da área verde, essa faixa de terras entre o Araçá e a Zona Nova, aquilo ali serve de depósito de lixo para carroceiros, a Prefeitrua nunca tomou conhecimento apesar de minhas insistentes denúncias!
    Outro problema é o "Garota Verão": http://guarita70.blogspot.com/2010/03/garota-verao-2010.html
    Algo tem que ser feito para que não fique a praia transformada num chiqueiro por causa deste evento!
    Desejo sucesso e seriedade a todos!!!

    ResponderExcluir