sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mais Carinho para Capão!

Olha que delícia: o mar alí na frente, com suas ondas cheias de espuma, como se fosse uma taça de espumante que viesse a brindar com seu apaixonado.

A areia quente, o sol dourado, que reflete na pele de gente que fica também dourada. Claro que alguns ficam vermelhos... fazer o que. E lógico graças ao filme CREPÚSCULO, muitos querem mais é ficar branquinhos, modelos de uma beleza Helenística. São aquelas pessoas que se botar contra o sol, dá pra ver todas as veias, um verdadeiro curso de anatomia.

Como é bom a praia, são tantos os momentos deliciosos na beira mar. Frescobol, voleibol, futebol, cerveja, cachorro-quente, "churepan para los hermanos". Leitura tranquila de livros, jornais, revistas e palavras cruzadas. Só lagartear, caminhar, namorar, paquerar. Tem tanta coisa pra fazer e não fazer na praia.

Mas daí tem a hora de ir as compras no centro ou no mercado do bairro. E tem a hora de ir no cinema, passear na praça a noite, ir a balada ou a igreja rezar um pouquinho e agradeçer o veraneio tri bom.

Tem um montão de coisa que se faz fora da beira da praia. São nestes momentos que você começa a perceber ...

* ...alguns desleixos, buracos no asfalto e ruas completamente destroçadas com seus paralelepípedos desalinhadíssimos como se estivessem prontos para engolir a quem passe por eles.

* ...e que tal aquele matinho... que a cachorrada adora e que... estratégicamente.... está nascendo na frente do restaurante mais chique da cidade.

* ...um matagal, bem ali enconstado no poste de luz e que dá até pra se perder nele.

* ...às vezes tem gente que é tão legal que coloca na calçada aquele sofá velho, acho que é para os caminhantes descansarem, acredito. Ou namorados curtirem a lua. O velho sofá alí solitário abandonado na calçada. Romântico não?

* ...mas divertido mesmo é a aventura nos entulhos. Sempre tem alguma obra que proporciona um monte de entulhos alí na calçada. Daí podería ser desenvolvido a modalidade de entulho aventura. Quem escala mais rápido.

Pois é. Tudo isso não passa de uma brincadeira para falar de uma coisa séria.

A cidade de Capão da Canoa tem visto a paisagem se modificar nos últimos anos, por conta dos vários condomínios de casas que têm surgido, a cada verão.

O paisagismo exuberante dos empreendimentos, no entando, contrasta com o visual da Avenida Paraguassu e de algumas transversais.

Faltam árvores, calçamento, calçadas e carinho para Capão.

Que tal...

1. Plantar um árvore no carteiro em frente ao seu estabelecimento comercial;

2. Pensar que a frente da sua loja também pertence ao seu negócio, pois ali é que o cliente dá o seu primeiro passo;

4. Fechar os buracos de sua calçadas;

5. Capinar os matinhos ou florestas - nos postes, vertendo das ruas, nas calçadas, na frente dos estabelecimentos, seria bem bacana também;

6. Não despejar entulhos e também não abandonar "sofás românticos" nas ruas e calçadas pode ser um belo início.

Estes atos simples irão se reverter em uma nova ordem visual e um novo pensamento de coletividade que irá servir para o bem comum na cidade.

Isso faz parte do espírito Tô Nessa Capão.

Melhorar cada vez mais, em todos os sentidos.

Que cada um faça a sua parte!

Confira nas fotos, alguns exemplos de canteiros bem cuidados e de fachadas decoradas e limpas.

Clique na imagem para ampliá-la.



Nenhum comentário:

Postar um comentário